ínício INÍCIO Chuva arrasta lixo hospitalar e derruba teto de escola na Zona Sudeste...

Chuva arrasta lixo hospitalar e derruba teto de escola na Zona Sudeste de Teresina

14
0
Compartilhar
Compartilhe isso com seus amigos. Aproveite, fique atento as nossas promoções e ganhe brindes.

O G1 esteve na Unidade Escolar Professora Adamir Leal, no bairro Itararé, e encontrou crianças brincando em meio a seringas, luvas usadas e frascos.

A forte chuva registrada na noite desse domingo (2) derrubou o muro e o teto de duas escolas no bairro Parque Itararé, Zona Sudeste de Teresina. O caso mais grave foi registrado na Unidade Escolar Professora Adamir Leal, que ficou alagada e cheia de lixo hospitalar.

G1 esteve no local e encontrou crianças brincando em meio aos resíduos hospitalares. Seringas, luvas usadas, frascos de soro e aparelhos de barbear foram arrastados do posto de saúde até a escola. A direção da unidade informou que as inundações são corriqueiras.

“Aqui geralmente quando chove alaga tudo, sempre foi assim. Então, com a forte chuva de ontem, o teto desabou, foi um acidente mesmo, coisas da natureza. As aulas foram suspensas ainda hoje pela manhã, porque a escola estava muito alagada, muito suja, cheia de resíduos hospitalares, mas já conseguimos limpar mais da metade e as aulas do turno da tarde voltaram normalmente aos poucos. Nesta terça, as aulas estarão regularizadas”, comentou Naíza Ferreira, diretora da escola.

A diretora também chama atenção para o projeto da construção da galeria, que não foi realizado, e para a conscientização das pessoas em não jogar lixos nas ruas.

“Isso acontece porque foi feito um projeto de criar uma galeria atrás da escola para evitar esses transtornos, mas até agora não foi construída, por isso inunda tudo. Parte também da educação da população de não jogar lixo em locais inadequados, porque quando chove, a água arrasta tudo para cá”, disse a diretora.

Ao lado, na Unidade Escolar Professor Milton Aguiar cerca de 20 metros do muro caiu durante a forte chuva na madrugada desta segunda-feira (3). O colégio foi inaugurado no dia 27 de novembro após passar por uma reforma no refeitório, que desabou no final do ano passado.

“Choveu muito e como não temos galeria, acumula muita água e parte do muro da lateral cedeu. É a segunda vez que isso acontece. Engenheiros da construtora já vieram aqui e ficaram de subir o muro nos próximos dias, mas enquanto não resolver o problema do escoamento, essa situação vai continuar”, declarou o diretor da escola, Luís Avelino Reis.

Segundo o diretor, a queda do muro não atrapalhou as atividades na unidade. Contudo, corre o risco de criminosos entrarem na escola para furtar materiais.

A Secretaria de Educação (Seduc) informou, por meio de nota, que enviou uma equipe de engenheiros para avaliar a situação e elaborar um projeto para a reconstrução.

De acordo com Seduc, não houve feridos e os equipamentos danificados, como ventiladores devem ser repostos. Na U.E. Adamir Leal as aulas foram suspensas por hoje e na U.E.Milton Aguiar as aulas aconteceram normalmente.

*José Marcelo, estagiário sob supervisão de Catarina Costa

Por José Marcelo* e Catarina Costa, G1 PI

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui